MISSÕES

UM DESTINO PARA
GUARDAR NA ALMA

Visitar a Região das Missões é descortinar um cenário de mais de 400 anos de História. Deslumbre-se com os vestígios de uma das páginas mais lindas da história deste continente, onde jesuítas e guaranis edificaram juntos a tão sonhada “terra sem males” e fascinaram a todos que por ali passavam com sua organização social, cultura, arquitetura, música e coletivismo.

 

Ouça os sussuros da história
missioneira em um lugar
único e impactante.

HISTÓRIA,
CULTURA E FÉ.

Um destino que propicia uma imersão na história e na cultura de um povo. Histórias de heroísmo, união e fé que emocionam milhares de pessoas até hoje e inspiram canções e lendas regionais. Encante-se com a saga do povo guarani e compreenda melhor as origens da identidade e da cultura gaúcha e missioneira.

PAMPA,
O TEMPO
QUE FICA.

As Missões são sinônimos de pampas verdes, horizontes infinitos e hospitalidade calorosa.

Inspire o ar puro daquela que uma vez foi considerada a Terra sem Males dos guaranis e permita-se passear sem pressa pelos vastos campos e cochilhas do interior do Rio Grande do Sul.

Contemplação,
Tranquilidade
e Inspiração.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

SÃO MIGUEL ARCANJO

Atração maior e um dos principais símbolos de toda região missioneira, a Catedral de São Miguel Arcanjo impressiona a todos seus visitantes por sua imponência e beleza. De todas as antigas construções jesuítico-guaranis localizadas no território gaúcho, São Miguel se destaca pelo seu melhor estado de conservação. Por isso em 1983, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Os remanescentes nos permitem ter uma ideia da planta da Redução, da dimensão e do grau de sofisticação que atingiu a obra, aqui realizada por padres e índios.

ESPETÁCULO SOM E LUZ

Os estranhos ora atentos com seus olhos assustados, podem ser talvez isentos da culpa dos crimes aqui consumados. Mas já que vieram aqui, devem ouvir nos ventos a verdade que encerrais: como foram arrasados vossos filhos, nossos pais, os tranquilos Guaranis”. 

Criado em 12 de outubro de 1978 pelo governo do Estado, com intenção inicial de ser apenas uma apresentação temporária, o Espetáculo de Som e Luz das Missões acabou se tornando permanente e é hoje o mais antigo espetáculo sem interrupção no Brasil. o Espetáculo conta o surgimento, o desenvolvimento e o final da experiência jesuítico-guarani. A história é narrada por duas personagens da experiência missioneira ainda presentes no local: a igreja e a terra. Contada ao longo de 48 minutos, a narrativa envolvente leva o espectador em uma viagem pelo tempo, mostrando um pouco do cotidiano, da política, da arte, da guerra e da fé de uma sociedade que vivenciou um desenvolvimento harmonioso, baseado em relações sociais cooperativas. 

FONTE MISSIONEIRA

Descoberta em 1982 e localizada a cerca de 1 km do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, a Fonte Missioneira servia como fonte para uso da comunidade guarani há mais de 300 anos.
Construída em pedra grês, esta obra barroca é apenas uma das seis fontes que abasteciam a Redução na época. Segundo estudos arqueológicos, abaixo da fonte há uma série de piscinas que sugerem que o local era também usado para lazer dos índios. A visitação é gratuita e os horários para visitas são das 9 às 12hrs e das 14 às 18hrs.

MANANCIAL MISSIONEIRO

O Manancial Missioneiro é uma atração que reúne diversos objetos que marcam a história da região das Missões e dos missioneiros ao longo dos séculos. Seu acervo abrange bens arquitetônicos, objetivos culturais, construtivos e religiosos da cultura indígena, especialmente da comunidade Mbya-Guarani.  Os visitantes do museu também podem participar do Ritual da Erva Mate, uma cerimônia liderada pelo cacique da comunidade Mbyá-Guarani.

SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista se destacou por ser a primeira fundição de ferro da América Latina e pelo grande desenvolvimento das habilidades artísticas (arquitetura, produção de variados instrumentos musicais e corais). No povo de São João Batista haviam artistas de todas as profissões, orientados pelo Padre Sepp. Sua presença na região missioneira possibilitou uma rápida evolução das artes em geral e principalmente da música. 

CATEDRAL ANGELOPOLITANA

Atração principal da capital das missões, a Catedral Angelopolitana tem hoje espaço para acomodar 800 pessoas Pra isso, as dimensões chegam a 50 metros de comprimento. Mas esta já é a terceira igreja construída neste local. A antiga era ainda maior. O altar, por exemplo, ficava 31 metros além de onde está hoje. Dentro, a riqueza e o detalhamento são o maior destaque. Nas colunas, nas paredes, as pinturas e os ornamentos, como janelas, vitrais com desenhos e símbolos. Pela igreja, também as 12 lamparinas que nunca se apagam, representando os 12 apóstolos. E um dos maiores símbolos, a escultura em madeira do Cristo morto, confecionada por índios na época da antiga redução de san angel custódio. Distância: 58 km de São Miguel Entrada gratuita.

SALTO DO YUCUMÃ

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros. A altura das quedas varia conforme o nível do rio Uruguai, podendo chegar até cerca de 20 metros e a profundidade média do canal é de aproximadamente 110 metros. Há épocas, no entanto, em que o rio fica totalmente encoberto, quando as quedas então não podem ser visualizadas, e os lajedos não ficam expostos para o visitante caminhar. O Parque fica localizado a 273km a partir do  do Tenondé Park Hotel, porém recomendamos fortemente para um passeio de um dia!